Ano Santo da Misericórdia

03/01/2016 10:19

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA
Por padre Iran Gomes Brito

Amados e amadas de Deus, na festa da Imaculada Conceição (08/12/2015) iniciamos em comunhão com o Papa Francisco, o ANO SANTO EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA. Ecoa forte em nossos corações a proposta: MISERICORDIOSOS COMO O PAI. Na misericórdia temos a prova de como Deus nos ama. Ele dá tudo de si sem reserva e não pede nada em troca. O ANO SANTO EXTRAORDINÁRIO DA MISERICÓRDIA seja a oportunidade de sermos tocados pela misericórdia de Deus, para que nos tornemos compassivos para com todos.
        É tempo para exercitar o coração, abrindo-nos àqueles que estão nas periferias existenciais, criadas dramaticamente pelo mundo contemporâneo e alimentada pela nossa mesquinhez e por lógicas fora do esquadro da compaixão de Deus. Somos pecadores e recebemos de Deus a misericórdia. É preciso, pois, irmos à fonte inesgotável do amor e da graça de Deus. Só a força da graça nos revigora, nos restaura e nos matêm na força do seu amor.
        No exercício da MISERICÓRDIA, "COMO O PAI", que é misericordioso para conosco desempenhamos a nossa vocação. ESSE É O NOSSO MAIOR DESAFIO PORQUE NOS DEIXAMOS PRESIDIR POR OUTRAS LÓGICAS, POR OUTROS RACIOCÍNIOS.
        O caminho do ANO DA MISERICÓRDIA seja fecundo. Que o Senhor fecunde esse caminho bonito e esperançoso que se abre neste início de 2016. E a nossa Igreja misericordiosa dê conta da sua tarefa missionária de anunciar o amor misericordioso de Deus no mundo. E o mundo se abra a esse amor. Abrindo-nos ao desmesurado amor de Deus, assimilaremos incisivamente a única lógica que pode embelezar a face da terra.
        Concluo essa breve reflexão, tomando as palavras introdutórias da mensagem do Papa Francisco que agora saem do meu para o seu coração: 'Vença a indiferença e conquista a paz. Deus não é indiferente. Deus não abandona a humanidade'. Enfim, 'formulo votos de paz e benção de Deus sob o signo da esperança. Não percamos a esperança de que o ano de 2016 nos veja firmes e empenhados no labor pela paz e pela MISERICÓRDIA'!