LITURGIA DIÁRIA

13/03/2016 10:18

DIA 13 DE MARÇO - DOMINGO

V DOMINGO DA QUARESMA 
(ROXO, CREIO, PREFÁCIO PRÓPRIO – I SEMANA DO SALTÉRIO)

Antífona de entrada:

A mim, ó Deus, fazei justiça, defendei a minha causa contra a gente sem piedade; do homem perverso e traidor, libertai-me, porque sois, ó Deus, o meu socorro (Sl 42,1s).

Oração do dia

Senhor nosso Deus, dai-nos, por vossa graça, caminhar com alegria na mesma caridade que levou o vosso Filho a entregar-se à morte no seu amor pelo mundo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Isaías 43,16-21)

Leitura do livro do profeta Isaías.
43 16 Eis o que diz o Senhor que abriu uma passagem através do mar, um caminho em meio às ondas,
17 que pôs em campo carros e cavalos, a tropa de soldados e chefes: eles caíram então para nunca mais se levantar; Extinguiram-se como um pavio de vela.
18 Não vos lembreis mais dos acontecimentos de outrora, não recordeis mais as coisas antigas,
19 porque eis que vou fazer obra nova, a qual já surge: não a vedes? Vou abrir uma via pelo deserto, e fazer correr arroios pela estepe.
20 Dar-me-ão glória os animais selvagens, os chacais e as avestruzes, pois terei feito jorrar água no deserto, e correr arroios na estepe, para saciar a sede de meu povo, meu eleito;
21 o povo, que formei para mim, contará meus feitos.
Palavra do Senhor.
 

Salmo responsorial 125/126

Maravilhas fez conosco o Senhor, 
exultemos de alegria! 

Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,
parecíamos sonhar;
encheu-se de sorriso nossa boca,
nossos lábios, de canções.

Entre os gentios se dizia: “Maravilhas
fez com eles o Senhor!”
Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,
exultemos de alegria”

Mudai a nossa sorte, ó Senhor,
como torrentes no deserto.
os que lançam as sementes entre lágrimas
ceifarão com alegria.

Chorando de tristeza sairão,
espalhando suas sementes;
cantando de alegria voltarão,
carregando os seus feixes!
 

Leitura (Filipenses 3,8-14)

Leitura da carta de são Paulo aos Filipenses.
3 8 Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo
9 e estar com ele. Não com minha justiça, que vem da lei, mas com a justiça que se obtém pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus pela fé.
10 Anseio pelo conhecimento de Cristo e do poder da sua Ressurreição, pela participação em seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na morte,
11 com a esperança de conseguir a ressurreição dentre os mortos.
12 Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo.
13 Consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro isto: prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para a frente,
14 persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo.
Palavra do Senhor.
 

Evangelho (João 8,1-11)

Glória a vós, ó Cristo, Verbo de Deus.
Agora, eis o que diz o Senhor: de coração convertei-vos a mim, pois sou bom, compassivo e clemente (Jl 2,12s).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
8 1 Dirigiu-se Jesus para o monte das Oliveiras.
2 Ao romper da manhã, voltou ao templo e todo o povo veio a ele. Assentou-se e começou a ensinar.
3 Os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério.
4 Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: “Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério.
5 Moisés mandou-nos na lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu a isso?”
6 Perguntavam-lhe isso, a fim de pô-lo à prova e poderem acusá-lo. Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra.
7 Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: “Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra”.
8 Inclinando-se novamente, escrevia na terra.
9 A essas palavras, sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último, a começar pelos mais idosos, de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele.
10 Então ele se ergueu e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe: “Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou?”
11 Respondeu ela: “Ninguém, Senhor”. Disse-lhe então Jesus: “Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar”.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão

        A liturgia deste domingo nos desafia a pensar nossa vida a partir do texto de João que fala da mulher adultera. O confronto da mentalidade legalista dos mestres da lei e da misericórdia de Jesus nos interpela. Ora, a misericórdia de Deus é um caminho aberto, seta apontada e força de que precisamos para compreendermos a necessidade de sairmos do pecado.

        Os mestres da lei trouxeram a mulher a fim de cumprirem a lei. Pediam que, por ela ter sido pega em flagrante adultério ser apedrejada. Oportunidade para Jesus resgatar a mais genuíno do amor de Deus. O amor de Deus perdoa e recompõe o tecido humano, dando-o a inteireza. A misericórdia de Deus não é fazer perceber o pecado, mas oferecer a condição do pecador resgatar-se.

        O resgate é uma necessidade de todos nós - porque todos somos pecadores. Por isso, Jesus falou: "quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar a pedra". E diz a Sagrada Escritura que foram saindo um a um começando pelos mais velhos. 

        A misericórdia de Deus devolve para cada um de nós a bonita consciência da nossa fragilidade, do nosso pecado. Mas acima de tudo, da necessidade que todos temos do perdão de Deus. A sociedade moderna anestesia as consciências de maneira a perdão a noção de pecadores que somos. Isso é ruim. Ruim porque perdendo a noção de pecadores, perdemos a noção de graça e de misericórdia que vem do nosso Pai do Céu.

        Na perda do estado de graça, nos jogamos no orgulho, na vaidade, no julgamento que fazemos dos outros nem sempre justo. Nosso grande defeito é que escancaramos as fraquezas dos outros para encobrir as nossas. É muito comum na prática humana: se edificar enquanto se pisa no outro. E é isso que Jesus desmascara em cada um de nós. É preciso reconhecermos nossos próprios pecados. É no reconhecimentos dela que poderemos enfim, experimentar Deus.

        O nosso pecado nos escraviza, mas no reconhecimento da nossa fraqueza Deus se revela. Jesus diz para todos nós: "eu também não te condeno, vai em paz e não peque mais". Vivamos na escuta e no temor do Senhor a fim de nos qualificarmos como filhos e filhas que renascem da fonte que Deus é.

Por Padre Iran Gomes Brito.

Sobre as oferendas

Deus todo-poderoso, concedei aos vossos filhos e filhas que, formados pelos ensinamentos da fé cristão, sejam purificados por este sacrifício. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhão:

Mulher, ninguém te condenou? – Ninguém, Senhor. – Nem eu te condeno. Vai, não peques mais! (Jo 8,10s)

Depois da comunhão

Concedei, ó Deus todo-poderoso, que sejamos sempre contados entre os membros de Cristo, cujo Corpo e Sangue comungamos. Por Cristo, nosso Senhor.