LITURGIA DIÁRIA

22/03/2016 00:14

 

DIA 22 DE MARÇO - TERÇA-FEIRA

SEMANA SANTA 
(ROXO, PREFÁCIO DA PAIXÃO II – OFÍCIO DO DIA)

Antífona de entrada:

Não me deixeis, Senhor à mercê de meus adversários, pois contra mim se levantaram testemunhas falsas, mas volta-se contra eles a sua iniquidade (Sl 26,12).

Oração do dia

Deus eterno e todo-poderoso, dai-nos celebrar de tal modo os mistérios da paixão do Senhor, que possamos alcançar vosso perdão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Isaías 49,1-6)

Leitura do livro do profeta Isaías.
49 1 Ilhas, ouvi-me; povos de longe, prestai atenção! O Senhor chamou-me desde meu nascimento; ainda no seio de minha mãe, ele pronunciou meu nome.
2 Tornou minha boca semelhante a uma espada afiada, cobriu-me com a sombra de sua mão. Fez de mim uma flecha penetrante, guardou-me na sua aljava.
3 E disse-me: "Tu és meu servo, (Israel), em quem me rejubilarei".
4 E eu dizia a mim mesmo: "Foi em vão que padeci, foi em vão que gastei minhas forças. Todavia, meu direito estava nas mãos do Senhor, e no meu Deus estava depositada a minha recompensa".
5 E agora o Senhor fala, ele, que me formou desde meu nascimento para ser seu Servo, para trazer-lhe de volta Jacó e reunir-lhe Israel, (porque o Senhor fez-me esta honra, e meu Deus tornou-se minha força).
6 Disse-me: "Não basta que sejas meu servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os fugitivos de Israel; vou fazer de ti a luz das nações, para propagar minha salvação até os confins do mundo".
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial 70/71

Minha boca anunciará vossa justiça.

 

Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor,

que eu não seja envergonhado para sempre!

Porque sois justo, defendei-me e libertai-me!

Escutai a minha voz, vinde salvar-me!

 

Sede uma rocha protetora para mim,

um abrigo bem seguro que me salve!

Porque sois a minha força e meu amparo,

o meu refúgio, proteção e segurança!

Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.

 

Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança,

em vós confio desde a minha juventude!

Sois meu apoio desde antes que eu nascesse,

desde o seio maternal, o meu amparo.

 

Minha boca anunciará todos os dias

vossa justiça e vossas graças incontáveis.

Vós me ensinastes desde a minha juventude

e até hoje canto as vossas maravilhas.

Evangelho (João 13,21-33.36-38)

Honra, glória, poder e louvor a Jesus, nosso Deus e Senhor!

Salve, ó rei, obediente ao Pai, vós fostes levado para ser crucificado, como um manso cordeiro é conduzido à matança.

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 13 21 Jesus ficou perturbado em seu espírito e declarou abertamente: "Em verdade, em verdade vos digo: um de vós me há de trair!"
22 Os discípulos olhavam uns para os outros, sem saber de quem falava.
23 Um dos discípulos, a quem Jesus amava, estava à mesa reclinado ao peito de Jesus.
24 Simão Pedro acenou-lhe para dizer-lhe: "Dize-nos, de quem é que ele fala".
25 Reclinando-se este mesmo discípulo sobre o peito de Jesus, interrogou-o: "Senhor, quem é?"
26 Jesus respondeu: "É aquele a quem eu der o pão embebido". Em seguida, molhou o pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes.
27 Logo que ele o engoliu, Satanás entrou nele. Jesus disse-lhe, então: "O que queres fazer, faze-o depressa".
28 Mas ninguém dos que estavam à mesa soube por que motivo lho dissera.
29 Pois, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe falava: "Compra aquilo de que temos necessidade para a festa". Ou: "Dá alguma coisa aos pobres".
30 Tendo Judas recebido o bocado de pão, apressou-se em sair. E era noite.
31 Logo que Judas saiu, Jesus disse: "Agora é glorificado o Filho do Homem, e Deus é glorificado nele.
32 Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará em breve.
33 Filhinhos meus, por um pouco apenas ainda estou convosco. Vós me haveis de procurar, mas como disse aos judeus, também vos digo agora a vós: para onde eu vou, vós não podeis ir".
36 Perguntou-lhe Simão Pedro: "Senhor, para onde vais?" Jesus respondeu-lhe: "Para onde vou, não podes seguir-me agora, mas seguir-me-ás mais tarde".
37 Pedro tornou a perguntar: "Senhor, por que te não posso seguir agora? Darei a minha vida por ti!"
38 Respondeu-lhe Jesus: "Darás a tua vida por mim! Em verdade, em verdade te digo: não cantará o galo até que me negues três vezes".
Palavra da Salvação.

Reflexão

        Nós como Igreja diocesana estamos vivendo em clima de preparação para santas missões populares. O lema é: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor". Na semana santa a família tem a grande oportunidade de dentro desta dimensão fazer um retiro espiritual. Retiro espiritual que, devidamente vivido, poderemos contemplar "a vida de Cristo na carne, os exemplos de sua vida apresentados pelo Evangelho, a paixão, a cruz, o sepultamento e a ressurreição não tiveram outro fim senão salvar o homem, para que, imitando a Cristo, ele recuperasse a primitiva adoção filial".

        Nesta semana maior, sobretudo, pelo tríduo pascal temos oportunidade de colocar no coração em uma sintonia profunda com o coração de Deus. Por isso, a semana santa não pode ser tomada como um feriadão, como tempo de qualificação espiritual de cada cristão e cristã. Precisamos imitar a Cristo na paciência, na mansidão, na humildade, mas também, na morte, com diz Paulo. Imitá-lo na morte supõe romper com a vida passada. E como diz o Senhor, "ninguém faz isto se não nascer de novo", só que não é possível nascer de novo se não pormos um fim na vida antiga.

        Imitá-lo é o caminho do conhecimento e da fidelidade a Ele, Cristo. Uma fidelidade que precisamos adquirir a fim de banir do nosso coração tudo quanto nos desfigura como pessoa e como filho de Deus. O nosso coração deve ser um hospedeiro do amor de Deus - porque somos projetos do seu amor.

        Se não estivermos no amor, marcados com o selo de Cristo, não teremos forças para vencer as tentações de satanás que "está como um leão a rugir, procurando a quem devorar". Só alicerçando o nosso coração ao Senhor é que podemos resistir as forças do mal na firmeza da fé. O diabo anda atrás de coração e mente que se esvaziam de Deus, vida árida, desértica e sem sentido para ele tomar conta.

        Satanás tem tomado conta de muitos corações. É preciso cuidar do nosso no dia a dia da nossa vida para que ele não tome conta da nossa vida. Precisamos viver a verdade, a honestidade e a fidelidade como pilares do nosso aconchego ao Senhor. São Basílio expressa bem qual é o desejo de Deus para cada ser humano: "levantá-lo de sua queda e fazê-lo voltar, do estado de inimizade ocasionado pela desobediência, à intimidade divina".

        Aproveitando esta santa semana,como fonte de inspiração e identificação com a pessoa de Cristo, possamos criar com o seu coração uma intimidade profunda!

Por Padre Iran Gomes Brito.

 Sobre as oferendas

Considerai, ó Deus, com bondade, as oferendas da vossa família. Se podemos agora participar dos vossos dons sagrados, fazei-nos chegar à sua plenitude. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhão:

Deus não quis poupar seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós (Rm 8,32).

Depois da comunhão

Nutridos pelos dons que nos salvam, imploramos, ó Deus, vossa misericórdia, para que o mesmo sacramento que nos alimenta na terra nos faça participar da vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.